quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bahia 1 - A Sombra da Mangueira

Até que enfim consegui ir . Fazia tempo que eu ouvia falar desse restaurante. Que era muito simples, que era meio escondido, que era barato, que a comida era maravilhosa. Depois de tantos anos  indo e vindo pela Costa dos Coqueiros , na Linha Verde, aquela excelente estrada rumo ao Litoral Norte da Bahia, eis que a Gisele me fala de um restaurante imperdível, num vilarejo próximo, que a gente não podia deixar de ir, e na hora eu soube que era ele.
A comida é regional, e a especialidade é a indefectível moqueca.  Sei não, mas às vezes acho que moqueca é meu prato predilieto. Da culinária baiana, moqueca e acarajé são verdadeiros xodós pra mim. Tem o feijão de leite também, mas a gente não vê muito por aí, então acabo comendo só de vez em quando mesmo, na casa da sogra.
O restaurante, como o nome diz,  fica à sombra de uma grande mangueira, tanto que tinha até uma rede acima das nossas cabeças pra aparar as mangas que eventualmente caíssem. É bem rústico e simples, piso de areia, bancos de madeira. Tem uma área coberta também, mas o charme é ficar debaixo da árvore, lógico. Sentamos ali e imediatamente pedimos as bebidas. A minha foi a recomendada caipirosca de mangaba. Copão grande, bastante fruta. Boa, mas o melhor ainda estava por vir:
A moqueca. O pirão. A farofa. “De macumba”, como diria meu pai. Amarela escura, carregada no dendê. A legítima “farofa de macumba”, muito mais saborosa, tem que ser amarela escura. Uma moqueca dá pra duas pessoas, mas quase não deu, de tão boa que estava. Repara na foto, quando olho dá até saudade. Depois de devorarmos todos os camarões, ficou só aquele caldinho maravilhoso, e eu continuei comendo só o caldo com a farofa, a farofa com o caldo, o caldo com a farofa, a farofa com o caldo... verdadeiro banquete dos deuses.


Moqueca de camarão: essa é boa até sem camarão!

E o preço é barato mesmo. Daqui por diante, sempre que passar pela Linha Verde, quero parar lá. Agora eu já sei: fica depois da Praia do Forte e antes da Costa do Sauípe.

A Sombra da Mangueira – Vilarejo de Diogo, s/nº acesso pelo km 68 da Linha Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário