terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Bahia 2 – Terreiro Bahia

Vou ter que falar de moqueca de novo. Fazer o quê, eu sou assim. Chego  na Bahia e só quero moqueca.  Um dia ainda faço um tratado sobre moquecas, com uma retrospectiva das inesquecíveis e um planejamento detalhado daquelas que eu ainda preciso provar.
O Terreiro Bahia fica naquela vilinha muito legal da Praia do Forte. A chef é Tereza Paim,  uma daquelas super premiadas, sabe? Daí a minha curiosidade em conferir. Dessa vez havia um diferencial: banana-da-terra no meio da moqueca! Quando vi, me perguntei logo como eu ainda não tinha pensado nisso antes.  Pela foto dá pra perceber que essa é mais clarinha, talvez com menos dendê ou com um equilíbrio perfeito entre dendê e leite-de-coco. E era individual, o que, confesso, pra mim é uma vantagem, porque aí eu como com gosto e sem preocupação em deixar a outra pessoa com fome. De bebidinha, caipirosca com saquê. Boa, boa.


Olha aí a moqueca de peixe e camarão com banana-da-terra: essa entra no meu tratado


O prato do Cristiano não era assim tãããooo baiano, era mais contemporâneo, e ótimo também. Olha que foto apetitosa.


Camarão grelhado com molho de mangaba: contemporâneo com toque regional

E a sobremesa? Aquela máxima de que a gente come com os olhos é verdade mesmo, viu? Era tão linda, tão chique! Foi a nossa última refeição na Bahia e fechamos com chave de ouro essa que foi uma das viagens de maior prazer gastronômico  que já fizemos.


 
Pudim de tapioca com frutas e calda de champagne: chiquetê gostoso




 Terreiro Bahia – Rua do Linguado, s/nº Praia do Forte

2 comentários:

  1. Sandra, meu Deus do Céu! E eu aqui, cravado no interior de São Paulo. Quero um pouco de Bahia! Quero a Bahia de meu avô Dantas, de meus tios e tias... [sorrio]

    Abraço do blogueiro Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Jefh, até eu que sou candanga (ou melhor, brasiliense), sinto um certo banzo da Bahia...

    Quando eu crescer, quero ser igual a você: ter um monte de seguidores no meu blog!

    ResponderExcluir